A NP Solution oferece também soluções de identificação eletrônica por radiofrequência, RFID (Radio-Frequency IDentification). Uma solução inovadora e com tecnologia avançada que depende de uma estrutura tecnológica, garantindo com segurança e rapidez as informações, sem perda de estoque na entrada, saída e armazenagem dos produtos em diversos segmentos como:
- Logística e Armazenamento
- Farmacêutica e Hospitalar
- Frigoríficos
- Indústrias de Alimentos e Bebidas
- Segurança de Ativos
Logística e Armazenamento
Centros de distribuição e toda a cadeia de suprimentos vem experimentando um verdadeiro "boom" na adoção do RFID, em particular com o avanço do EPC (Eletronic Product Code), impulsionado pelo Wal-Mart e seus fornecedores, além de outros grandes varejistas mundiais. A identificação de paletes e caixas com tags RF (Radio-Frequency) permitem a automatização de todo o processo, evitando ao máximo a intervenção humana. Portais de leitura podem gerenciar a movimentação de empilhadeiras em tempo real, enviando as informações em redes Wi-Fi para todos os servidores da empresa.
Farmacêutica e Hospitalar
Setores que lidam com a saúde e o bem estar das pessoas são altamente sensíveis e demandam controle absoluto em seus processos, sob pena de causar grandes constrangimentos às empresas que lidam com esse mercado. Dentro desse contexto, a RFID tem desempenhado um papel muito importante em várias aplicações neste setor, abrangendo desde a identificação de medicamentos controlados de laboratórios farmacêuticos até o auxílio em rastrear ativos, pacientes e profissionais em hospitais. Trata-se de um mercado com potencial altamente reprimido no uso da RFID.
Frigoríficos
O Brasil tem o maior rebanho bovino para abate no mundo e recentemente uma empresa brasileira tornou-se o maior frigorífico do mundo. Diversas aplicações verticais foram desenvolvidas com o uso da RFID, especificamente no atendimento a este mercado, motivadas pela necessidade de garantir a rastreabilidade da carne, começando pela origem, no pasto, passando pelos abatedouros, até chegar ao varejo. Nos frigoríficos, a carne pode ser identificada automaticamente ao longo de seu transporte nas diversas etapas do processo de abate e tratamento.
Indústrias de Alimentos e Bebidas
Fabricantes e processadoras de alimentos e bebidas utilizam a RFID como forma de garantir a menor manipulação possível da matéria-prima e produto final, utilizando-se para isso da identificação automática em seus processos. Em um ambiente onde a higiene e o restrito controle de qualidade são mandatórios, torna-se evidente a adoção de tecnologias que reduzam ao máximo a interferência de possíveis erros humanos. As aplicações são as mais variadas possíveis e vão desde o controle de produção, logística de distribuição à proteção de marcas e produtos de maior valor agregado como vinhos.
Segurança de Ativos
A RFID apresenta dentre os seus benefícios, uma característica menos conhecida, que é a capacidade de proteger ativos. Bens como laptops, obras de arte, instrumentos de medição e outros ativos de maior valor agregado, são normalmente alvos da cobiça de marginais que, em várias situações aproveitam-se do descuido das pessoas em ambientes aparentemente seguros e furtam sem deixar rastros. O uso de tags RF ativos é uma medida segura e efetiva para proteção desses ativos, permitindo o monitoramento automático dos mesmos, detectando o simples movimento ou a remoção do bem.
Características:
- Agilidade e precisão na coleta das informações;
- Facilidade no gerenciamento dos itens de estoque;
- Segurança das informações;
Vantagens:
- Reduz perdas;
- Amplia a visibilidade na cadeia de suprimentos;
- Diminui os riscos operacionais;
- Melhora a eficiência em controle de estoque
- Redução de roubos e falsificações;
- Redução do tempo de entrega dos produtos;